O meu cantinho!...

Não sou Poeta, não sou Professor, não sou Engenheiro e muito menos Doutor. Sou alguém que aprendeu a ser o que é, porque um dia me disseram que na vida o que realmente importa é ser eu próprio, confiar nos sentimentos e respeitar o que nos rodeia, ...as pessoas e ...o Mundo!

(Não é permitida a duplicação de partes ou da totalidade deste site sem a permissão do WebMaster)

» Ver dados pessoais «

domingo, janeiro 04, 2009

As Virtudes do Alho

Foto tirada da NetOs fitoterapeutas e naturopatas consideram o alho uma espécie de alimento miraculoso e utilizam-no como remédio para tratar dúzias de doenças, da asma à artrite. A fama do alho tem uma certa base de verdade, e as suas propriedades curativas, como agente anti-viral e anti-bacteriano, foram já cientificamente provadas. O alho pode ser consumido cru para reduzir a congestão nasal, bem como para ajudar a aliviar os outros sintomas de constipação. As propriedades medicinais deste bolbo são resultantes dos compostos de enxofre que contêm, incluindo os responsáveis pelo odor pungente libertado quando se esmaga um dente de alho. Há alguma controvérsia acerca do facto de o alho ter os mesmos benefícios para a saúde quando ingerido cozinhado e quando consumido cru, pois muitos dos seus componentes voláteis perdem-se durante a cozedura. Vários estudos científicos efectuados revelaram que os compostos do alho são bons para o coração:
- Baixam a tensão arterial;
- Diminuem a produção de colesterol no fígado;
- Reduzem o colesterol prejudicial e fazem aumentar os níveis das lipoproteinas benéficas, de alta densidade, do sangue.
Na Alemanha, o alho é utilizado na produção de um medicamento para reduzir os níveis de colesterol do sangue. A dose diária recomendada de alho fresco é cerca de 4 g, o equivalente a um ou dois dentes pequenos. O alho também pode inibir a coagulação sanguínea e aumentar a velocidade de decomposição dos coágulos sanguíneos, mas a dose recomendada são 10 ou mais dentes por dia. Os preparados à base de alho seco também têm um ligeiro efeito na redução da tensão arterial e do colesterol.
Estudos em animais mostram que o dissulfureto de alilo, um composto do alho, pode ajudar a evitar o crescimento de tumores malignos. Um estudo feito em 1991 à população de Shandong, região da China com uma das mais altas taxas mundiais de cancro do estômago, sugere que a ingestão regular de alho pode dar alguma protecção, mas não há provas convincentes de que as pessoas que comem muito alho tenham menor propensão para contrair cancro.

O alho só tem um senão. É que depois de comer, não há beijinhos para ninguém!

Boa semana.

Etiquetas:

3 Comments:

At 04 janeiro, 2009, Blogger Amaral said...

Matos
É sem dúvida o único senão do alho. O odor... não é nada agradável.
Boa semana
Abraço

 
At 05 janeiro, 2009, Blogger Delfim Peixoto said...

Na verdade, mesmo assim, se os dois comerem, o beijo já não sabe tão mal... Gostei!

 
At 06 janeiro, 2009, Blogger Pitanga Doce said...

Ah pois é. Há um primo na família (todo mundo tem um) que toda a vez que alguém se resfria vem logo com o chá de alho: MAS ELE É SOLTEIRO, PÁ. DORME SOZINHO!!!


Alho, só bem refogadinho, por cima de um postinha de bacalhau...e mesmo assim acompanhado de um bom vinho que é pra equilibrar a situação. Isto dá divórcio sabias? hehehe

 

Enviar um comentário

<< Home